Agronegócio aumenta o PIB Brasileiro

terça-feira, Março 6, 2018
O PIB (O Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1,0% no ano de 2017, após dois anos seguidos de retração. Dados divulgados pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Falando em valores correntes o PIB, em 2017, foi de R$ 6,6 trilhões.  
Conforme a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis, com os resultados do ano de 2017 o PIB volta ao patamar verificado no primeiro semestre de 2011. Ressaltou a pesquisadora, “Isso considerando o valor adicionado em termos reais, já descontada a inflação”.
 
O maior impulsionador do PIB de 2017 foi, indiscutivelmente, o agronegócio, que avançou 13% em 2017, puxado pela safra recorde. "Em tese, o crescimento seria de 0,3%, sem o agronegócio. Mas temos que lembrar que a agropecuária tem influência em todos os outros setores", segundo Rebeca.
 
Já no quarto trimestre, o PIB cresceu 0,1% em relação ao trimestre anterior, na quarta alta sucessiva nessa base de comparação. Relacionando ao mesmo período de 2016, o avanço foi de 2,1%.
O IBGE ressaltou, também, que o grande destaque é o da agropecuária. "A agropecuária tem um peso de apenas 5,3% na composição do PIB, mas o setor respondeu por 0,7% do valor adicionado ao PIB", destacou.
 
O setor agrícola apresentou um crescimento de 13%, após a safra recorde, em 2017, resultando no melhor desempenho desde o inicio da série histórica do IBGE, em 1996, superando o avanço de 8,4% registrado em 2013.
 
Para Rebeca, “Principalmente com recorde da safra de soja, que é o produto agrícola mais pesado do Brasil, e do milho, cuja safra cresceu mais de 55% na comparação com o ano anterior”. O bom resultado ocorre após um dos piores anos do agronegócio, em 2016, quando o setor encolheu 4,3%.
 
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se manifestou evidenciando o fato de o crescimento do PIB no ano passado ter sido impulsionado pelo agronegócio e disse que espera para 2018 um desempenho similar do setor. “Estamos nos preparando para que em 2018 o agronegócio tenha uma participação muito forte no PIB brasileiro”, destacou.
 
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/pib-brasileiro-cresce-10-em-2017-apos-2-anos-de-retracao.ghtml 


Share