John Deere celebra 100 anos da soja no Brasil

segunda-feira, Junho 26, 2017

A soja atualmente é a mais importante cultura produzida nas terras nacionais, com safras que batem recordes ano a ano e auxiliam o agronegócio a responder por quase 25% do PIB brasileiro. Para comemorar um século da cultura, a John Deere lança o livro A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil. A publicação tem texto do escritor e historiador Nei Duclós e apoio técnico e científico da Embrapa Soja.

A obra, com 144 páginas e produzida pela Editora Expressão, é uma análise profunda sobre a influência da soja na vida dos brasileiros, desde os constantes recordes de produção agrícolas até mudanças nos hábitos de consumo da população.

Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, louva a iniciativa em contar, por meio de dados embasados em estudos científicos e jornalísticos, a saga da soja desde a chegada no Brasil até atingir o atual status de “grão de ouro”. Conforme escreveu o executivo na apresentação do livro, imigrantes, agricultores, pesquisadores, políticos, industriais, comerciantes, regiões e entidades científicas estão agrupados ao longo desta trajetória de sucesso.

“O crescimento e desenvolvimento da soja, principalmente nas últimas décadas, é um dos melhores exemplos da vocação agrícola do Brasil e de como os agricultores estão atendendo ao chamado de alimentar a população mundial”, diz Herrmann.

Com abordagens diversas, o livro A marcha do grão de ouro – soja utiliza uma multiplicidade de fontes para levar ao leitor, por meio de enfoques diferenciados, a riqueza histórica da planta. Herrmann comenta que a edição comemorativa representa o esforço do homem do campo em incrementar seu desempenho, um trabalho que perdura por gerações.

“O livro narra como o País é capaz de reunir forças e estratégias em torno de um único objetivo: produzir mais e com qualidade”, completa.

O livro mostra como a trajetória da oleaginosa, iniciada com imigrantes gaúchos, beneficiou-se de pesquisas, políticas públicas e tecnologia para crescer a ponto de se tornar a principal commodity agrícola do Brasil, com plantações que ocupam atualmente mais de 30 milhões de hectares. Para 2015, a estimativa é de colheita recorde: 93 milhões de toneladas colhidas.

“A história da ‘planta mágica’ e de desbravadores, muitos dos quais anônimos, está registrada de forma vívida e instigante nesse memorável livro”, prefaciou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.

A publicação A marcha do grão de ouro – soja: a cultura que mudou o Brasil tem acabamento de luxo e capa dura. O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

 

Para adquirir um exemplar, o leitor deverá acessar o site www.expressao.com.br.

 

 

Fonte: John Deere



Share